segunda-feira, 3 de agosto de 2015

COMUNICADO - ATENÇÃO PARA AS DATAS

Nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de Agosto NÃO HAVERÁ CONSULTAS, VACINAS E CIRURGIAS.

A clinica estará aberta SOMENTE para venda de rações e medicamentos.

Horários de atendimento:Sexta feira: das 9h ás 12h / das 14h ás 19hSábado: das 9h ás 12hSegunda e terça: das 9h ás 12h / das 14h ás 19h

CIBAU PUPPY

CIBAU PUPPY MAXI BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES FILHOTES DE RAÇAS GRANDES E GIGANTES E PARA CADELAS NO TERÇO FINAL DA GESTAÇÃO E EM LACTAÇÃO.

Croquetes Especiais - Partículas adequadas para cães filhotes de raças grandes e gigantes que proporcionam melhor apreensão e mastigação do alimento. Cre - scimento Saudável - Alimento completo proporcionado por ingredientes de qualidade e nutrientes equilibrados. + Biodisponibilidade - Minerais orgânicos são melhor aproveitados, proporcionando mais saúde e vitalidade.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de vísceras de frango, quirera de arroz, milho*, farelo de glúten de milho-60*, semente de linhaça, ovo em pó, farinha de peixe, óleo de frango, óleo de peixe, polpa de beterraba, levedura de cerveja, DL-metionina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), parede celular de leveduras (beta glucanas), sulfato de condroitina, sulfato de glicosamina, extrato de yucca (mín. 0,025%), zeolita (mín. 0,75%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.

CIBAU PUPPY MEDIUM BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES FILHOTES DE RAÇAS MÉDIAS E PARA CADELAS NO TERÇO FINAL DE GESTAÇÃO E EM LACTAÇÃO.

Croquetes Especiais - Partículas adequadas para cães filhotes de raças médias que proporcionam melhor apreensão e mastigação do alimento. Crescimento Saudável - Alimento completo proporcionado por ingredientes de qualidade e nutrientes equilibrados. + Biodisponibilidade - Minerais orgânicos são melhor aproveitados, proporcionando mais saúde e vitalidade.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de vísceras de frango, quirera de arroz, milho*, farelo de glúten de milho-60*, ovo em pó, óleo de frango, farinha de peixe, semente de linhaça, polpa de beterraba, óleo de peixe, levedura de cerveja, DL-metionina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), extrato de yucca (mín. 0,025%), zeolita (mín. 0,75%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.

CIBAU PUPPY MINI BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES FILHOTES DE RAÇAS PEQUENAS E PARA CADELAS NO TERÇO FINAL DA GESTAÇÃO E EM LACTAÇÃO.

Indoor Formula - Extrato de yucca e zeolita promovem formação de fezes com melhor consistência e odor reduzido. Croquetes Especiais - Partículas adequadas para cães filhotes de raças pequenas que proporcionam melhor apreensão e mastigação do alimento. Crescimento Saudável - Alimento completo proporcionado por ingredientes de qualidade e nutrientes equilibrados.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de vísceras de frango, quirera de arroz, milho*, farelo de glúten de milho-60*, ovo em pó, óleo de frango, farinha de peixe, semente de linhaça, polpa de beterraba, óleo de peixe, levedura de cerveja, DL-metionina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), extrato de yucca (mín. 0,08%), zeolita (mín.1%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.


Homeopatia para tratar animais

Embora a homeopatia ainda seja vista com descrença por muitos, esse tipo de medicamento cresce cada vez mais em popularidade; seja entre os seres humanos ou no mundo animal. Mesmo não sendo recomendada para o tratamento de doenças graves – que necessitam de remédios alopáticos – a homeopatia pode ajudar bastante a aliviar os sintomas dessas enfermidades crônicas e também problemas simples, evitando o uso de medicamentos pesados e que podem gerar efeitos colaterais.

Enquanto cresce o número de animais domésticos nos lares do país, aumenta, também, a quantidade de empresas dedicadas ao desenvolvimento de alternativas homeopáticas para solucionar questões diversas, incluindo dores, dermatites e até a rinite em cães e gatos. Sem prometer milagres, os remédios holísticos não extinguem, por exemplo, a necessidade de uma cirurgia; no entanto, até mesmo nestes casos, podem promover algum tipo de alívio nos sintomas.
Produzidos com ingredientes totalmente naturais, diluídos em álcool e água, os medicamentos homeopáticos já são reconhecidos pelo CFMV desde 1995; sendo que, atualmente, a maioria dos postos de atendimento à saúde de animais já conta com profissionais adeptos aos tratamentos com remédios holísticos.
Com a vantagem de não provocar reações adversas nos animais, além de serem mais baratos, os compostos homeopáticos também podem ser usados como complemento em diversos tratamentos, como o da diabetes em cães, e têm se mostrado bastante benéficos em questões que envolvem o psicológico dos animais, ajudando a controlar problemas de ansiedade e desvios de comportamento.
Problemas como otites, gastroenterites, cistites frequentes e outros tipos de complicações urinárias, hiperatividade, gravidez psicológica em cadelas, problemas de coluna e alergias em geral são alguns dos fatores que podem melhorar bastante com a administração de compostos holísticos.
Entretanto, assim como no caso das medicações alopáticas, é necessário consultar um profissional veterinário antes de dar qualquer tipo de remédio homeopático ao animal, evitando complicações futuras que podem ocorrer em função de o composto ‘mascarar’ sintomas que podem apontar para problemas mais graves.
Fonte: http://simvetrs.com.br/blog/homeopatia-para-tratar-animais/

A importância das vacinas

A importância das vacinas

Os filhotes, ao mamarem o colostro (o leite materno das primeiras 24h após o parto) recebem passivamente a imunidade da mãe. O grau de proteção para esses filhotes vai depender exclusivamente desta imunidade, ou seja: se a fêmea foi vacinada, devidamente alimentada, se tem uma vida saudável, se visita o veterinário pelo menos uma vez ao ano e se é everminada periodicamente, passará para a sua prole uma boa quantidade de anticorpos, que ficarão ativos por cerca de 60 dias. Por isso é muito importante que sejam feitas todas as vacinas e seus reforços anuais, e mais importante ainda: que sejam aplicadas pelo médico veterinário.


Só o médico veterinário saberá dizer se o animal pode receber a vacina. Ele é o único profissional apto a indicar o calendário de vacinas ideal, além de ser o único que tem autorização dos grandes laboratórios para fazer uso de vacinas éticas – as que conferem maior proteção ao seu amiguinho.

Existem muitas doenças – algumas delas muito graves, até fatais! – que acometem os nossos pets, e a prevenção ainda é a melhor maneira de evitar o problema. Por isso, sempre que adquirir um filhote, antes de qualquer coisa leve-o ao médico veterinário de sua confiança para receber as orientações pediátricas. Entre outros assuntos ele falará sobre as vacinas. Siga corretamente as instruções e mantenha seu bichinho sempre saudável!

Cuidados com filhotes

Cuidados com filhotes

A chegada de um bichinho de estimação (cão ou gato) na família é sempre uma festa, todos ficam felizes e radiantes com o novo membro da casa. Mas para que essa felicidade dure muito tempo são essenciais alguns cuidados básicos que começam desde cedo:


* Procurar adquirir animais com idade igual ou superior a 45 dias, para que não sintam tanta falta da mãe e irmãos;
* Alimentação: desde cedo com ração comercial, pois é o melhor alimento, feito especialmente para eles (várias marcas, para todos os tamanhos e idades), evitando doces, comida caseira, ossos e alimentos crus;
* Vermífugo: ideal antes da primeira dose da vacina polivalente e a cada 4-6 meses para o resto da vida, evitando assim qualquer contaminação para as pessoas ou outros animais;
* Vacinas: fundamental a partir dos 60 dias, sendo feitas 3 doses de vacina polivalente (intervalo de no mínimo 21 dias entre cada uma: 60, 90 e 120 dias) e duas doses de vacina anti-rábica (150 e 180 dias). Após 1 ano da ultima dose da polivalente e da anti-rábica é indicado o reforço anual de ambas para o resto da vida, pois doenças como cinomose e leptospirose podem se manifestar em cães adultos, bem como a rinotraqueíte em gatos. Outro ponto importante dentro da vacinação é de que essa deverá ser feita por Médicos Veterinários, pois eles têm as melhores vacinas (vacinas éticas) e antes da aplicação fazem o exame clínico, certificando-se de que o animal está apto para receber a vacina;
* Passeios: procurar não passear com filhotes antes da terceira dose da vacina polivalente, principalmente em parques e praças, pois a circulação de animais é muito grande;
* Ectoparasitos (pulgas e carrapatos): usar, desde pequeno, produtos que empeçam a proliferação, evitando assim diversas doenças (incluindo zoonoses);
* Banho e Tosa: procurar evitar estéticas ou Petshops antes da terceira dose da vacina polivalente, pois também é um local com grande circulação de animais. Filhotes de pelagem longa devem ter cuidados com a escovação dos pêlos (de preferência diária), para evitar a formação de nós e acúmulo de sujidades;
* Ouvidos e Dentes: procurar sempre limpar os ouvidos após o banho ou uma vez por semana, evitando a formação de otites (muito comum em raças de orelhas caídas), e a escovação dentária também se faz necessário (de preferência uma vez ao dia com escova e creme dental especiais para pequenos animais), pois problemas como tártaro são muito prejudiciais podendo causar até cardiopatias.



Sempre leve seu cão ou gato ao veterinário, para que ele se mantenha saudável e feliz.

Seja responsável, não abandone os animais.

PORQUÊ CASTRAR...

Castrar é uma palavra pesada? Usemos então esterelizar...

O ato da esterelização em 99% dos casos é benéfica, só não é quando o animal está muito velho pra passar por uma cirurgia ou tem complicações de saúde impossibilitando sua recuperação.

Todos os dias ouvimos inúmeras histórias de animais em específico, abandonados, de parentes, de amigos, enfim.

Muitas delas são engraçadas, gostosas e fazem parte de toda a nossa história pessoal, mas, ouvimos muito ainda sobre as ruins.

Animais atropelados, causando também acidentes de transito, animais “judiados” por vizinhos que não gostam, por crianças malvadas, por gente mau-caráter, animais que tem doenças e podem passar para gente, animais que rasgam lixo nas ruas fazendo sujeira, os magros de fome, os doentes com olhos remelentos, os bravos que atacam quem chega perto, os carentes que lhe seguem na ruas com cara de dó, ouvimos muitas histórias ruins.
Em pouco tempo de trabalho voluntário consegui visualizar bem o caminho que poderemos tomar e os que deveríamos seguir.

São terríveis as desculpas para não castrar como os machos que querem cães machos, com bolas, porque sem bolas são imprestáveis.!? Não cuidam da casa, ficam gordos que nem andam, é mutilação, é judiação, que quem castra está brincando de Deus e que não temos o direito de interferir na natureza dos animais (concordo plenamente), e o pior, que logo acabaremos com as espécies castrando os animais e desequilibrando a cadeia. Sei.

Mas até hoje nunca ouvi alguém me dando uma boa justificativa se não a falta de dinheiro (que hoje não é mais justificativa em São Paulo com as castrações gratuitas do CCZ para particulares), para não castrar seus animais. Não me lembro de nenhuma mesmo.

Os machos novinhos nunca aprenderão a marcar território levantando a pata pra fazer xixi por tudo, e com certeza o cheiro da urina é beeem mais fraco que a de um animal cheio de hormônios, e muitos dos adultos resolvem parar de levantar a pata também, mirando melhor no lugar certo só por necessidade de expelir o liquido e não pra dizer que é ele quem manda.

Aquela história dele pegar o travesseiro e a perna da sua namorada também passa logo logo, pular muro pra fugir e pegar as gatinhas na rua, imaginem que num raio de 2 km ao redor de uma fêmea no cio, todos os machos não castrados farão tudo o que puderem pra chegar até ela.

Ou imagine a mulherada naqueles dias, todos os caras, casados ou não, ficariam babando na sua porta com cara de tarados...

Isso além de ruim é pior He He, isso vai acumulando, o cão vai ficando nervoso, bravo, intolerante, às vezes insuportável.

Se ele consegue sair então... Quantos gatos por aí não voltam das “baladas” todo machucado, sem rabo, sem orelhas... Brigas, molecada malvada, enfim...
A fêmeas sofrem bem mais, além do câncer de ovário que devem imaginar como é, tem o câncer de útero, a tal Piometra. Imagina que o útero das gatas e cadelas é um y certinho. Uma cadelinha poodle deve ter um útero mais ou menos do tamanho da palma da sua mão se não me engano, e num estágio avançado de Piometra (não é raro acontecer) o útero fica do tamanho de um belo salamão, os dois lados às vezes, cheio de pus até que aquilo pode se romper.

Câncer de mama é super comum, às vezes são 10 mamas na cadela, e às vezes tem que tirar cirurgicamente as 10, é como ter de tirar absolutamente toda a pele da parte frontal do seu corpo entre ombros e pélvis e juntar puxando as laterais para o meio.

Claro que isso espalha pelo corpo se não for benigno e não for bem feita a cirurgia ou se não fizer cirurgia, enfim.

Tem a parte pior, porque é bem mais comum, todos os dias acontece, agora mesmo está acontecendo em vários lugares ao mesmo tempo, fêmeas sendo algo de gangs de machos.

Pior ainda se novinhas e pequenas. Uma pinscher na rua não castrada dificilmente sobrevive.

Como disse, num raio de 2 quilômetros todos os machos irão atrás dela, e de todos os tamanhos, e num encontro de vários animais (eu já tirei cadela do meio de mais de 30 machos), ela vai “passar na mão” de um por um, nem perguntam o nome.

Será que formam fila, batem um papo enquanto esperam e todos tem plano de saúde?

Aí acontecem as brigas, as trocas de doenças, pulgas e carrapatos, ataques a humanos, incomodo da população que joga água fria, às vezes bem quente a ponto de escalpelar 5 ou 10 animais...
Mas muitos voltam para casa ilesos e seus donos felizes pois dão comida e vacina uma vez ao ano. No máximo uma fêmea grávida, e os filhotes, se tiverem sorte serão “dados” a qualquer pessoa que queira.
Não estou contando novidade nenhuma, isso é cotidiano, se nunca viu é porque nunca foi para a Vila Prudente, para a Freguesia do Ó, Santana, Itaquera, Represa de Guarapiranga, nunca saiu do apartamento da zona nobríssima que nem cães abandonados possam entrar.
Porque não castrar?

Realmente não sei, mas, se quiser castrar, tenho certeza que achará uma maneira, nem que custe caro, é uma vez na vida, se você morre, seu animal pode ir pra rua, este bebê que você tanto ama que está aí ao seu lado, se for fêmea, sabe o destino dela, se for macho, sabe que enquanto ele não morre nas ruas, ele vai procriar todo santo dia se puder.

Não é só um ato de amor, é responsabilidade social, assim como não jogar lixo no chão é questão de saúde, assim como lavar as mãos antes de comer.
Em São Paulo o CCZ faz de graça e funciona. Eu mesmo testei.

Peguei 10 animais, cães e gatos, adultos e filhotes que estavam em um terreno fechados, e fiz a quarentena, vermifuguei e vacinei. Fui à Zoonoses na terça feira, liguei para marcar as castrações na quarta e sexta à tarde estavam todos em casa comendo como loucos prontos para serem doados e já com o RGA importantíssimo.

CASTRE SEUS ANIMAIS, FAÇA ALGO PELO SEU PRÓPRIO FUTURO.






Esta foto é da Lucy Lew que foi por mim tirada do meio de mais de 30 cães na porta da minha casa literalmente pedindo socorro. Estava absolutamente machucada, mordida, sem pelos, fraca e diagnosticada depois com cinomose. Hoje ela tem uma família, tem pelos, tem vacinas e tem sua castração feita pelo Projeto. 


Renato Bacci Neto - Coordenador Projeto Natureza em Forma

EVITAR QUE O GATO MARQUE TERRITÓRIO DENTRO DE CASA


Para quem acredita que marcar o território é coisa de cães, engana-se. A marcação de território também é feita por gatos. Existem diversos motivos para os gatos o fazerem e isso pode tornar-se uma dor de cabeça para os donos, se não souberem como evitar que o gato marque território. Com algumas medidas fáceis é possível amenizar e até resolver o problema, mas é preciso paciência e cautela com os bichanos.

Motivos - A principal motivação para os gatos não enterrarem as fezes e a urina em determinado local é para mostrar que eles têm o domínio sobre um determinado ambiente. Diferente dos cães, que marcam o território por questões de soberania, os gatos fazem a demarcação de locais mais específicos, para mostrar que tem o domínio do ambiente e até mesmo para atrair parceiros.

Alguns donos já devem ter notado a altura em que os seus gatos urinam. Eles têm uma maneira diferente de urinar, principalmente quando querem marcar determinado local. É neste momento que eles urinam produzindo um odor desagradável, atingindo facilmente uma grande área, tanto horizontal quanto vertical. Os gatos urinam com as costas para o alto, lançando uma espécie de jacto para trás, que dá a impressão de sair do ânus, devido à força do jacto. Alguns gatos também defecam para marcar território, embora a acção seja rara, eles só fazem isso quando desejam realmente marcar determinado local.

Diferente dos machos, as fêmeas marcam território principalmente quando estão na fase de reprodução ou quando têm interesse no acasalamento. Na urina elas liberam substâncias que de certa forma atraem gatos do sexo oposto e afastam as possíveis competidoras do mesmo sexo.

Mudança de móveis e objectos - Os donos de gatos sabem muito bem como os bichanos reagem quando é comprado um sofá novo ou quando se muda os móveis de sítio. A ansiedade dos gatos deixa evidente o quanto eles querem saber o que há de novo, e para eles é essencial analisar cuidadosamente os objectos para garantir que eles não representam nenhum tipo de ameaça.

Existem algumas técnicas para ajudar os gatos com o reconhecimento de novos objectos. Por mais que o sofá seja novíssimo, tente deixar algum cheiro familiar no objecto. Tente deixar lá o seu cheiro, leve o gato consigo e dê-lhe algum petisco ou até mesmo erva do gato, essas medidas ajudarão no contacto com o novo objecto evitando a marcação do território com urina e até mesmo fezes.

Como evitar a marcação de território - A esterilização tem sido uma medida muito positiva no processo de educação dos animais que tem esse comportamento. Para que tal ajude efectivamente, o ideal é que seja feita antes do animal atingir a maturidade sexual, assim ele não precisará marcar território. Além da esterilização, é muito importante que os donos ensinem os seus gatos onde fica a caixa de areia, estes como animais inteligentes e limpos não precisam de um “curso” para perceber o que é, e irão aprender rápido.

A presença do dono na vida do animal também ajuda a passar confiança. Brincar, dar atenção e carinho ajudará o animal a confiar no seu dono e no ambiente em que vive, mas é importante impor limites, e ficar atento às acções do animal. Recompensá-lo por boas maneiras com petiscos e repreendê-lo por maus hábitos também ajudará na educação, e nunca aja de maneira agressiva, utilize punições relacionadas a avisos sonoros leves.

PULGAS. COMO COMBATÊ-LAS?



Além de extremamente desconfortável, já que podem chegar a picar o animal mais de 400 vezes por dia, as pulgas em cachorros representam um risco não só para o cão mas também para os humanos que convivem ao seu redor. Esses minúsculos parasitas externos vivem em função do sangue de mamíferos, e suas mordidas podem trazer grandes problemas para a saúde do cão.

Antes de bater o desespero e sair correndo pela vizinhança repetindo “Meu cachorro está com pulga, o que eu faço?”, acalme-se, saiba que existem alguns princípios básicos de prevenção, riscos e tratamentos que todos os donos de cães deveriam saber. O conhecimento certo pode proteger o seu cão contra essa ameaça.

O que é a pulga? 

Dos mais de 1900 tipos diferentes de espécies de pulga, os donos de cachorros estão mais preocupados com uma em particular: a Ctenocephalides felis.
A pulga é um Ectoparasita (ataca a parte exterior do corpo do hospedeiro) que alimenta-se do sangue (hematófago) de mamíferos e aves. Apesar das pulgas não infestarem humanos, elas podem sim mordê-los.
Um dos problemas mais comuns vistos nos consultórios veterinários pelo mundo, as pulgas são bem sucedidas na arte da sobrevivência.

Visão microscópica de uma pulga aumentada em 80 vezes. Foto: Foto feita por Dr. Darlyne A. Murawski/ National Geographic/Imagens Getty

Visão microscópica de uma pulga aumentada em 80 vezes. Foto: Foto feita por Dr. Darlyne A. Murawski/
National Geographic/Imagens Getty

Anatomia da Pulga

As partes da boca de uma pulga são adaptadas para perfurar a pele do animal e sugar o sangue. Duas lacínias (lembrando serrinhas) cortam a pele e também ficam juntas para formar um canal para a saliva. A Galéa é como uma agulha, e cercada pelas lacínias, juntas formam um estilete, ou em outras palavras, um órgão de perfuração. O pré-mento e os palpos labiais formam o lábio e dão suporte ao estilete. Uma vez que uma pulga morde seu hospedeiro, o sangue viaja de um vaso sanguíneo através da gálea até o corpo da pulga.  Isto provoca muita sucção, proveniente das bombas existentes na boca e no aparelho digestivo da pulga.
As pulgas não possuem asas e seus corpos são achatados nas laterais, possuindo pelos e espinhos, facilitando a movimentação.
Com três pares de pernas anexadas ao seu tórax, as pernas traseiras são bastante longas e podem ser dobradas através de várias juntas. Para saltar, a pulga curva sua perna e uma almofada de proteína elástica chamada resilina armazena energia. Um tendão mantém a perna curvada no lugar. Quando tendão é liberado, a perna retorna à posição inicial praticamente no mesmo instante e a pulga acelera . No pouso, a pulga usa minúsculas garras localizadas nas extremidades de suas pernas para agarrar-se à superfície. Essa estrutura possibilita que uma pulga pule 1 metro de distância (200 vezes o próprio tamanho). Seria o equivalente de um ser humano saltar o comprimento de um campo de futebol inteiro.
Afora algumas adaptações específicas, as pulgas são muito parecidas com os outros insetos.

Assista a uma pulga pulando em câmera lenta (áudio inglês)

A Reprodução das pulgas

As pulgas fêmeas copulam sobre as costas dos machos, que por sua vez, possuem dois órgãos genitais extremamente complexos.
Cada um dos órgãos genitais do macho possuem 1/3 do comprimento total do corpo do animal, com um deles responsável por segurar a pulga fêmea durante a cópula e o outro é o órgão reprodutor.
As fêmeas possuem uma cavidade atrás do abdômen para armazenar esperma, que mantém o esperma ativo durante vários meses.

Ciclo de vida das pulgas

As pulgas se desenvolvem por meio de metamorfose completa. O ciclo das pulgas é dividido em 4 fases: ovo, larva, pupa e inseto adulto. A característica desse ciclo é uma vantagem evolutiva para a pulga e faz com que seja particularmente difícil para os donos de cães que tentam erradicá-la.
O ciclo inteiro do ovo para a fase adulta gira em torno de 2 à 3 semanas. Esse tempo pode ser mais longo em temperaturas frias.

Ciclo de vida de uma pulga. Foto: Reprodução
Ciclo de vida de uma pulga. Foto: Reprodução

O Ovo
Levando em consideração que na população de pulgas dentro de uma casa, cerca de 1/3 se encontra em estágio de ovo, é fácil compreender a rapidez da reprodução e consequentemente das infestações. Espera-se que por dia, uma fêmea adulta se alimente de 2 a 3 vezes e  ponha até 40 ovos por dia. As pulgas fêmeas podem chegar a colocar 800 ovos durante sua vida.
Os ovos são depositados no hospedeiro, porém geralmente caem no ambiente. Por representarem 1/12 do tamanho de uma pulga adulta, isso significa que eles podem se desenvolver literalmente em qualquer minúscula cavidade no ambiente (camas, carpetes, no piso, etc) de maneira imperceptível. Os ovos incubam melhor com a temperatura entre 18 e 26ºC e no clima quente e úmido.
Tipicamente os ovos levam de 1 à 10 dias para eclodir.

Larvas
Quando o ovo eclode, a larva emerge. Essa criatura minúscula de aparência similar a um verme branco segmentado e com tamanho de 1,5 mm se alimenta de matéria orgânica, como pele seca e até das fezes de outras pulgas (contendo sangue seco). Por não gostarem de luz, geralmente migram para um lugar mais escuro, como as frestas do chão, para se desenvolverem.
Como as larvas não suportam e sucumbem com temperaturas maiores de 35ºC, é bem provável que elas estejam nas áreas com sombra e protegidas do calor do verão.
O desenvolvimento da larva passa por três estágios, ou ínstares, e nesse período ocorrem as trocas de peles. Depois desse processo então ela é capaz de secretar o casulo pupal.
O tempo gasto no estágio larval depende das condições ambientais. O estágio da larva tipicamente dura de 5 à 15 dias.

Pupa
Uma vez dentro do casulo, a larva começa a se transformar em uma pulga adulta. Os casulos são estruturas praticamente indestrutíveis. Sua superfície pegajosa atrai sujeira e restos que acabam por camuflá-lo.
Podem ficar adormecidas por muitos meses e só saem quando percebem a presença do hospedeiro através de fatores como o calor, a vibração e dióxido de carbono.

Pulgas Adultas
A pulga adulta já está completamente desenvolvida e só deixa seu casulo quando sente que um hospedeiro está disponível. A pulga então pula imediatamente no animal e começa o processo de alimentação. Uma pulga fêmea adulta pode começar a colocar ovos nas primeiras 24 e 48 horas de sua primeira refeição. Assim, dando continuação ao ciclo de vida.
Dependendo do ambiente, pulgas adultas podem viver cerca de 4 à 6 semanas.

Doenças transmitidas/causadas por pulgas 

Conheça os possíveis problemas e doenças causados por pulgas.
- Coceira e lesões dermatológica.
- Os cães podem desenvolver dermatite por alergia a picadas de pulgas (DAPP). A alergia se dá devido a saliva que as pulgas inoculam na pele através da picada. Essa condição pode causar hipersensibilidade, prurído cutâneo e perda de pelo (especialmente na região lombar), podendo evoluir para infecções secundárias.
Apesar de todas as raças poderem ser acometidas desse mal, algumas são mais pré-dispostas, como o Pastor Alemão e o Cocker Spaniel.
- Em casos extremos, pode causar anemia.
- As pulgas podem transmitir Dipylidium caninum.
- As pulgas estão associadas à transmissão da bactéria Bartonella henselae, conhecida por também causar sintomas semelhantes a um leve resfriado em pessoas.
- As pulgas também podem transmitir espécies da bactéria Rickettsia, que provoca febre e erupções nas pessoas.
- São agentes transmissores da peste bubônica. Uma espécie particular, a pulga do rato (Xenopsylla cheopis). Ao se alimentar dos ratos, o aparelho digestivo da pulga fica bloqueado pela bactéria da peste. Então, quando morde o próximo hospedeiro, regurgita o sangue infectado para dentro da ferida.

Como descobrir seu o cachorro está com pulgas? Foto: Reprodução/Google Images
Como descobrir seu o cachorro está com pulgas? Foto: Reprodução/Google Images

Como descobrir se o seu cachorro está com pulgas

Para cada pulga que você vê, há 50 outras que você não vê. Por isso, se o seu cão está se coçando muito, é possível que ele esteja infestado.
Você pode inspecionar com um pente fino com cerdas bem próximas, desenvolvidas para passar e remover tudo que esteja no pelo.
Passe pelo corpo do seu cachorro, dando atenção especial para a parte inferior das costas, perto da cauda.
Se você não encontrar pulgas, observe pequenos pedaços pretos de resíduos, podem ser provenientes de pulgas, já que o material fecal das pulgas consiste basicamente de sangue animal seco. Para exame mais próximo, coloque o resíduo em cima de um papel toalha e passe um pouco de água. Veja se ganha uma cor avermelhada.

Tratando o ambiente

Imagine que apenas 5% das pulgas se encontram no animal e os 95% estão no ambiente. Por isso é essencial que o dono trate o ambiente e o cachorro paralelamente.
Conheça algumas opções para tratar o ambiente e deixá-lo livre de pulgas:
- O aspirador com potência de no mínimo 1.000 watts. Seu poder de sucção consegue recolher os ovos que ficam presos nos carpetes. É importante aspirar as diversas superfícies nas quais os ovos podem estar escondidos.
- Pode ser uma boa prática a aspersão de inseticida aerossol no saco do aspirador, após o serviço, com o intuito de eliminar as pulgas adultas. Após o processo, descartar o saco.
- Após a lavagem usual dos pertences usados pelo cão, ferver por 10 minutos cobertores e panos.
- Em casos de infestações severas, é recomendado realizar uma dedetização no ambiente com empresas especializadas em controle de pragas urbana.

Coceiras. Foto: Reprodução/Google Images
Coceiras. Foto: Reprodução/Google Images

Tratando o animal

O ideal é que o tratamento seja administrados de maneira preventiva, sistemática e constante com o uso de antipulgas com efeito residual (medicamentos aplicados que combatem apenas as pulgas adultas).
Use apenas produtos que sejam de uso veterinário e jamais aplique nos animais inseticidas para controle ambiental de insetos.
Há diversos produtos de marcas conhecidas, do tipo spray ou spot (para pingar). A dosagem dos produtos varia dependendo do porte do animal e seu peso.
Os sabonetes e shampoos antipulgas podem ser ineficazes, pois não apresentam o efeito residual e podem ser tóxicos para filhotes e animais idosos.
Converse com o seu veterinário e ele irá indicar o melhor medicamento para o seu cachorro.
curiosidade-pulgas-cachorro


Curiosidade sobre Pulgas: Circo de pulgas

Há uma lenda que na Europa do século XVIII e XIX existia os chamados circos de pulgas como forma de entretenimento para o público.
É altamente improvável que, caso tenha de fato existido, as pulgas tenham sido adestradas, por sua natureza, curto ciclo de vida e dificuldade de manipulação.

Referências online

Referências impressas
Primeiros Socorros para Cães e Gatos – Amy D. Shojai
Editora Gutenberg, 2ª Edição.
Larousse – So cão ao cãozinho – Sob a direção do Dr. Rousselet-Blac
Editora Larousse, 2ª Edição


CIBAU SENSITIVE

CIBAU SENSITIVE FISH MEDIUM & MAXI BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES ADULTOS SENSÍVEIS DE RAÇAS MÉDIAS E GRANDES

+ Biodisponibilidade – Minerais orgânicos são melhor aproveitados, proporcionando mais saúde e vitalidade. Pelos Mais Brilhantes - A combinação de ômega 3 e 6 e a proteína de peixe favorece uma pele e pelagem saudável. Monoproteico – Salmão como fonte exclusiva de proteína de origem animal.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de peixe (mín. 20%), quirera de arroz, semente de linhaça, milho*, óleo de frango, polpa de beterraba, óleo de peixe, levedura de cerveja, DL-metionina, taurina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), sulfato de condroitina, sulfato de glicosamina, extrato de yucca (mín. 0,025%), zeolita (mín. 0,75%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.

CIBAU SENSITIVE FISH MINI BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES ADULTOS SENSÍVEIS DE RAÇAS PEQUENAS

Indoor Formula - Extrato de yucca e zeolita promovem formação de fezes com melhor consistência e odor reduzido. Pelos Mais Brilhantes - A combinação de Ômega 3 e 6 e a proteína de peixe favorece uma pele e pelagem saudável. Monoproteico - Salmão como fonte exclusiva de proteína de origem animal.
COMPOSIÇÃO BÁSICA -  Farinha peixe (mín. 20%), quirera de arroz, semente de linhaça, milho*, óleo de frango, polpa de beterraba, óleo de peixe, levedura de cerveja, DL-metionina, taurina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), extrato de yucca (mín. 0,08%), zeolita (mín. 1%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.

CIBAU LIGHT

CIBAU LIGHT MEDIUM & MAXI BREEDS ALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES ADULTOS DE RAÇAS MÉDIAS E GRANDES COM TENDÊNCIA AO GANHO DE PESO OU CASTRADOS

Mos/Fos - Prebióticos para o desenvolvimento da flora intestinal. Calorias Reduzidas – Favorece a manutenção do peso. + Fibras - Maior quantidade e fibras especiais favorecem a sensação de saciedade.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de vísceras de frango, cevada, quirera de arroz, farelo de glúten de milho-60*, milho*, fibra de ervilha, polpa de beterraba, celulose, psyllium, semente de linhaça, óleo de frango, farinha de peixe, óleo de peixe, levedura de cerveja, L-carnitina, DL-metionina, taurina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), parede celular de leveduras (beta glucanas), sulfato de condroitina, sulfato de glicosamina, extrato de yucca (mín. 0,025%), zeolita (mín. 0,75%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT).

*Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.


CIBAU LIGHT MINI BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES ADULTOS DE RAÇAS PEQUENAS COM TENDÊNCIA AO GANHO DE PESO OU CASTRADOS

Indoor Formula - Extrato de yucca e zeolita promovem formação de fezes com melhor consistência e odor reduzido. Calorias Reduzidas – Favorece a manutenção do peso. + Fibras - Maior quantidade e fibras especiais favorecem a sensação de saciedade.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de vísceras de frango, cevada, quirera de arroz, farelo de glúten de milho-60*, milho*, fibra de ervilha, polpa de beterraba, celulose, psyllium, semente de linhaça, óleo de frango, farinha de peixe, óleo de peixe, levedura de cerveja, L-carnitina, DL-metionina, taurina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), sulfato de condroitina, sulfato de glicosamina, extrato de yucca (mín. 0,08%), zeolita (mín.1%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.



CIBAU - CÃES ADULTOS

CIBAU ADULT MAXI BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES ADULTOS DE RAÇAS GRANDES E GIGANTES

Croquetes Especiais - Partículas adequadas para cães adultos de raças grandes e gigantes que proporcionam melhor apreensão e mastigação do alimento. Suporte Articular - Beta glucanas e ômega 3 (EPA e DHA) favorecem a manutenção das articulações. + Biodisponibilidade - Minerais orgânicos são melhor aproveitados, proporcionando mais saúde e vitalidade.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de vísceras de frango, quirera de arroz, semente de linhaça, milho*, farelo de glúten de milho-60*, farinha de peixe, polpa de beterraba, óleo de frango, óleo de peixe, levedura de cerveja, taurina, DL-metionina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), parede celular de leveduras (beta glucanas mín. 0,08%), sulfato de condroitina, sulfato de glicosamina, extrato de yucca (mín. 0,025%), zeolita (mín. 0,75%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.

CIBAU ADULT MEDIUM BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES ADULTOS DE RAÇAS MÉDIAS

Croquetes Especiais - Partículas adequadas para cães adultos de raças médias que proporcionam melhor apreensão e mastigação do alimento. Alta Digestibilidade - Ingredientes selecionados e de qualidade aliados a um processo de alta tecnologia, conferem um ótimo aproveitamento do alimento. + Biodisponibilidade - Minerais orgânicos são melhor aproveitados, proporcionando mais saúde e vitalidade.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de vísceras de frango, quirera de arroz, semente de linhaça, milho*, farelo de glúten de milho-60*, óleo de frango, farinha de peixe, polpa de beterraba, óleo de peixe, levedura de cerveja, DL-metionina, taurina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), extrato de yucca (mín. 0,025%), zeolita (mín. 0,75%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.

CIBAU ADULT MINI BREEDSALIMENTO COMPLETO E BALANCEADO PARA CÃES ADULTOS DE RAÇAS PEQUENAS

Indoor Formula - Extrato de yucca e zeolita promovem formação de fezes com melhor consistência e odor reduzido. Croquetes Especiais - Partículas adequadas para cães adultos de raças pequenas que proporcionam melhor apreensão e mastigação do alimento. Controle de Tártaro - Hexametafosfato de sódio reduz o acúmulo de tártaro e favorece a saúde bucal.
COMPOSIÇÃO BÁSICA - Farinha de vísceras de frango, quirera de arroz, milho*, farelo de glúten de milho-60*, semente de linhaça, óleo de frango, farinha de peixe, polpa de beterraba, óleo de peixe, levedura de cerveja, DL-metionina, taurina, fruto-oligossacarídeos, mannan-oligossacarídeos, hexametafosfato de sódio (mín. 0,03%), extrato de yucca (mín. 0,08%), zeolita (mín.1%), hidrolisado de fígado suíno, glucanos, vitaminas (A, D3, E, K3, B1, B2, B6, B12, C, biotina, niacina, ácido pantotênico, ácido fólico, cloreto de colina), cloreto de sódio, cloreto de potássio, ferro orgânico, cobre orgânico, zinco orgânico, manganês orgânico, selênio orgânico, iodato de cálcio, propionato de cálcio, antioxidante (BHA, BHT). *Ingrediente transgênico. Espécies doadoras do gene: Bacillus thuringiensis; Streptomyces viridochromogenes; Agrobacterium tumefaciens; Zea mays.