Embora a homeopatia ainda seja vista com descrença por muitos, esse tipo de medicamento cresce cada vez mais em popularidade; seja entre os seres humanos ou no mundo animal. Mesmo não sendo recomendada para o tratamento de doenças graves – que necessitam de remédios alopáticos – a homeopatia pode ajudar bastante a aliviar os sintomas dessas enfermidades crônicas e também problemas simples, evitando o uso de medicamentos pesados e que podem gerar efeitos colaterais.
Enquanto cresce o número de animais domésticos nos lares do país, aumenta, também, a quantidade de empresas dedicadas ao desenvolvimento de alternativas homeopáticas para solucionar questões diversas, incluindo dores, dermatites e até a rinite em cães e gatos. Sem prometer milagres, os remédios holísticos não extinguem, por exemplo, a necessidade de uma cirurgia; no entanto, até mesmo nestes casos, podem promover algum tipo de alívio nos sintomas.
Produzidos com ingredientes totalmente naturais, diluídos em álcool e água, os medicamentos homeopáticos já são reconhecidos pelo CFMV desde 1995; sendo que, atualmente, a maioria dos postos de atendimento à saúde de animais já conta com profissionais adeptos aos tratamentos com remédios holísticos.
Com a vantagem de não provocar reações adversas nos animais, além de serem mais baratos, os compostos homeopáticos também podem ser usados como complemento em diversos tratamentos, como o da diabetes em cães, e têm se mostrado bastante benéficos em questões que envolvem o psicológico dos animais, ajudando a controlar problemas de ansiedade e desvios de comportamento.
Problemas como otites, gastroenterites, cistites frequentes e outros tipos de complicações urinárias, hiperatividade, gravidez psicológica em cadelas, problemas de coluna e alergias em geral são alguns dos fatores que podem melhorar bastante com a administração de compostos holísticos.
Entretanto, assim como no caso das medicações alopáticas, é necessário consultar um profissional veterinário antes de dar qualquer tipo de remédio homeopático ao animal, evitando complicações futuras que podem ocorrer em função de o composto ‘mascarar’ sintomas que podem apontar para problemas mais graves.
Fonte: http://simvetrs.com.br/blog/homeopatia-para-tratar-animais/
Nenhum comentário:
Postar um comentário